Código: | SIESE06 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PACP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos |
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Corpo docente: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos |
Inglês
Os objectivos de aprendizagem desta UC compreendem:
1. Vivenciar experiências de performance e de criação artística desenvolvendo competências no âmbito da integração das artes
2. Conceber, produzir e apresentar publicamente um espectáculo assim como modos de avaliação artística
3. Potenciar a utilização de diferentes criatividades, técnicas, tecnologias e processos no desenvolvimento e implementação de projectos artísticos
4. Fomentar o incremento de práticas artísticas e das criatividades nos domínios da educação e das comunidades como modalidade de partilha e de coesão social e cultural
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) enquadramento das artes e das criatividades no contexto das sociedades contemporâneas; (b) conceção, criação e produção de um espetáculo artístico multimédia; (c) compreensão das diferentes componentes e modalidades do trabalho criativo e (d) integração das artes, da criatividade e da pedagogia artística em diferentes contextos formativos e comunitários que potenciem e valorizem as subjectividade e as diferenças.
1. Imaginários e criatividades nos processos criativos
2. A diferenciação e a integração das diferentes formas de arte
3. Subjetividade e colectivo nas artes
4. Experimentação e criação artística
5. Concepção, produção e realização de espectáculos
A Unidade Curricular “Artes performativas e Processos Criativos” desenrola-se em torno da criação, produção e apresentação pública de um projeto artístico envolvendo vários tipos de modalidades artísticas. Através da vivência, da experienciação no quadro da criação de um espectáculo abordar-se-ão diferentes procedimentos relacionados com as várias dimensões que integram os processos criativos potenciando o desenvolvimento de instrumentos teóricos, técnicos e artísticos possibilitadores de práticas imaginativas e experimentais que permitem articular e estabelecer conexões significantes entre as artes e o trabalho criativo individual e colectivo
As sessões, em plenário e/ou pequenos grupos, serão centradas na leitura, audição, discussão, experimentação e criação, a partir da informação e materiais fornecidos quer directamente pelo docente quer pelo estudante. O processo decorrerá através da: (a) Leitura, audição, visualização, análise e discussão (em plenário e por pequenos grupos) de textos, excertos de obras, vídeos; (b) Participação criativa e interventiva nas experimentações de diferentes técnicas e processos artísticos; (c) Concepção, apresentação, análise e discussão, em pequenos grupos, de performances no âmbito da integração das artes; (d) Concepção, apresentação pública, e avaliação de um espectáculo original
As atividades a realizar visam criar condições para promover a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos sobre as artes performativas e os processos criativos, assim como a participação na construção de um espectáculo orginal com apresentação pública, envolvendo diferentes técnicas, pesquisa, debate, experimentação e confronto com o público que permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais
A avaliação será contínua, incidindo sobre o desempenho nas actividades e nos trabalhos propostos nas aulas e na apresentação do espectáculo original. A avaliação contínua tem uma ponderação de 60% e a pontual de 40%. Para cálculo da classificação final será calculada a partir das seguintes ponderações: (a) Assiduidade - 20%; (b) Desempenho nas actividades das aulas - 40%; (c) Desempenho no espectáculo final - 30%; (d) Relatório individual de avaliação do trabalho desenvolvido - 10%.
1. Em relação às expectativas sobre a participação dos estudantes, espera-se que cada um: (a) esteja presente em cada uma das aulas; (b) participe, experimente, crie e analise diferentes formas de expressão artística, gerindo a sua individualidade na dinâmica do grupo; (c) leia, ouça, analise os materiais de apoio apresentados e esteja preparado para discutir as questões desenvolvidas nas sessões; (d) realize as tarefas programadas; (e) conceba, apresente e avalie um espectáculo original.
2. Ao longo das sessões serão disponibilizadas referências bibliográficas de acordo com as temáticas e os interesses dos estudantes
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